O QUE É O CDV?
No Brasil esse mercado também atende quem têm dificuldades de encontrar peças nas redes tradicionais, mas historicamente sabe-se que não há controle sobre a origem das peças e muitos consumidores até mesmo sabem que estão comprando peças de veículos roubados, mas fecham os olhos para essa realidade porque não encontram outra alternativa para garantir a manutenção de seus veículos. Uma iniciativa da ADERA (Associação Brasileira de Desmontagem e Reciclagem Automotiva) vem mudando esse cenário. Entendeu-se que o termo “desmanche” no Brasil já estava muito comprometido com o excesso de temas negativos ligados à ele, então uma alternativa se fez necessária para diferenciar as desmontagens legais das ilegais. A JR Diesel foi o projeto piloto para a criação do primeiro ‘CDV’ do país. Além da nomenclatura, muitas mudanças foram feitas para garantir a diferença clara aos olhos do consumidor.



A JR Diesel passou por adequações em processos, sistemas de informação, controle de estoque, revisão do sistema de rastreabilidade das peças, questões ambientais e até mesmo de seu modelo de negócio, visto que muitas questões comerciais precisaram ser revistas. O resultado foi uma empresa onde o consumidor não apenas consegue ter a certeza de que está comprando peças com origem lícita, mas também pode levar sua família para comprar em um ambiente limpo, organizado, seguro e até mesmo interessante visto que é um processo muito diferente do que costuma-se ver no mercado automotivo. Com foco na transparência, qualquer área da empresa pode ser visitada pelos clientes, desde que acompanhados por um funcionário e utilizando equipamentos de proteção individual.

O que se espera é que com o surgimento de modelos como a JR Diesel, mais empresários sérios se interessem pelo mercado buscando as oportunidades que o mesmo apresenta e que o consumidor tenha uma grande rede de CDVs à sua disposição, garantindo o fornecimento de peças para reposição com alta disponibilidade e baixo custo, como já acontece em todo o mundo.

Na JR Diesel você encontra as peças seminovas dos principais caminhões:

Ford
Mercedes
Scania
Wolkswagen
Volvo