A lei do desmanche legal e as vantagens para a sociedade | JR Diesel
Home » New » A lei do desmanche legal e as vantagens para a sociedade

A lei do desmanche legal e as vantagens para a sociedade

Você já ouviu falar da Lei do Desmanche Legal? A Lei Federal nº 12.977, que regulariza o desmanche e a venda de peças usadas está em rigor desde maio de 2014. Desde então, as oficinas de desmanche podem ser regularizadas junto ao Detran e comercializar os componentes seminovos dos automóveis.

Entenda como essa lei é positiva para a sociedade, não apenas para quem vive da estrada.

 

REDUÇÃO DE ROUBOS
Até 2014, mais de 50% dos automóveis roubados tinha como destino os desmanches ilegais. Após a instauração da Lei do Desmanche, os estados que rapidamente adotaram as medidas tiveram melhora notável nesse cenário.

Em São Paulo, de acordo com a Secretária de Segurança Pública do estado, o índice de roubos de automóveis caiu 27% entre janeiro e agosto de 2015, em relação ao mesmo período no ano anterior.

Especialistas dizem que esses números poderiam cair ainda mais, caso outros estados trabalhassem afundo para regulamentar a Lei. Ainda existem muitos casos de veículos roubados em São Paulo e levados a desmanches ilegais de outros estados.

 

IMPACTOS AMBIENTAIS
Dentre as muitas regras estipuladas pela lei, os desmanches legais devem garantir que os fluídos, óleos e pneus removidos dos automóveis sejam descartados de acordo com os padrões ambientais Dessa forma, reduzimos o impacto negativo ao meio ambiente provocado pelo descarte irregular dessas substâncias.

A implementação da Lei do Desmanche ainda pode avançar muito em todo o país. Faça você também a sua parte: compre peças seminovas em lojas especializadas e devidamente regulamentadas, como a JR Diesel.