Todos já sabem sobre o impacto ambiental causado pela produção dos bens que consumimos durante nossas vidas, mas poucos têm a consciência de que é possível reduzir nossa “pegada de carbono”, ou melhor, a quantidade de poluentes emitidos no meio ambiente para atender as nossas necessidades.

Um Centro de Desmontagem Veicular (CDV) de alta eficiência, destina apenas 5% do volume do veículo à aterros ou incineração, no caso de materiais contaminados, o que significa um altíssimo aproveitamento de peças e materiais. Países com políticas bem sucedidas para controle das desmontagens, não têm problemas com o acúmulo de veículos apreendidos ou abandonados. Além de contaminar o meio ambiente, se tornam berçários de insetos e animais, que espalham doenças como ratos e mosquitos da dengue. Comprando peças seminovas em um CDV, você evita a emissão de poluentes para a fabricação de suas peças de reposição. Além do mais, garante que mais veículos sejam retirados da natureza ou de pátios, onde poderiam contaminar o meio ambiente e contribuir para a proliferação de doenças. 

O QUE É a peça verde?
Um conceito que vem sendo aplicado na América do Norte e conquistou muitos adeptos começa a ser aplicado no Brasil: a “Peça Verde”. Uma associação canadense calculou que a produção de todas as peças de um motor de carro emite aproximadamente 270Kg de CO2 na atmosfera, praticamente o peso do próprio motor. Dessa forma, foi iniciada uma campanha incentivando a aplicação de peças seminovas ou remanufaturadas na manutenção de veículos. Para se ter uma ideia, no Canadá, o consumidor compra peças seminovas pelo seu preço baixo, mas também por entender que está evitando que mais CO2 seja liberado na atmosfera. O conceito da “Peça Verde” chegou para ficar, mas seus benefícios ambientais não param por aí. Quando um Veículos em fim de vida (VFV) é desmontado, dentro do processo adequado, todos os fluídos e gases contaminantes são removidos e armazenados com segurança para uma posterior destinação, evitando vazamentos e a contaminação do meio ambiente. As peças classificadas como sucatas são enviadas para reciclagem e outros resíduos, não recicláveis, têm sua destinação final garantida. De forma correta.

Na JR Diesel você encontra as peças seminovas dos principais caminhões:

Ford
Mercedes
Wolkswagen