A JR Diesel teve origem através de um olhar positivista de uma situação complicada. Dois caminhões de propriedade de nosso fundador Geraldo Rufino se envolveram em acidentes praticamente ao mesmo tempo, inviabilizando seu conserto e retorno à circulação. O que parecia o fim da linha para o potencial empreendedor que ainda trabalhava para outra empresa acabou se tornando a oportunidade de sua vida. Pareceu-lhe viável desmontar os dois veículos para recuperar parte do investimento e o resultado foi a recuperação integral do valor que parecia perdido.



| anos 1980 | pense positivo
Nascia em 1985, literalmente de um acidente, a empresa que se tornaria referência em eficiência, controle e volume em desmontagem de veículos.

| anos 1990 | rastreabilidade e organização Na década de 90, a JR Diesel começou a aprimorar suas técnicas de rastreabilidade e organização, o que chamou a atenção do mercado e atraiu um tipo de cliente até então incomum para as desmontagens: os frotistas. O sucesso no relacionamento com esses novos clientes gerou novas oportunidades para a empresa que passou a explorar também a venda de veículos no atacado ao comprar grandes lotes de renovação de frota de seus clientes. Essa eficiência na venda de veículos usados atraiu também olhares de uma montadora de caminhões que ofereceu a concessão de São Paulo, Santos e Vale do Ribeira à JR Diesel para venda de seus veículos. Em 2003 essa montadora deixou o Brasil por questões internas, encerrando a atividade de venda de caminhões da JR Diesel.
| anos 2000 | reinventando o processo
À partir de 2003, o conhecimento adquirido no relacionamento com o mercado foi direcionado à aplicação de melhores práticas operacionais no negócio, em um ciclo de 5 anos reinventando todos os processos e tornando-se mais eficiente. Em 2008 surgiram questões fundamentais para o negócio: qual o tamanho do mercado nacional? Qual o potencial de crescimento da empresa para as próximas décadas? O que aconteceu com esse mercado em países desenvolvidos? Com essas questões na bagagem, a JR Diesel viajou o mundo buscando informações sobre desmontagem de veículos em cada país bem sucedido na atividade. Ao final desse período de viagens, nasceu uma sede de investimentos para adequar a JR Diesel aos padrões internacionais de qualidade, eficiência e controle. Toda a implementação de sistemas de informação, equipamentos, ferramentas, processos, treinamentos e reformas durou 4 anos e a reação do mercado foi compatível com a visão de futuro da JR Diesel: a desmontagem no Brasil visto não apenas como negócio, mas como um ótimo negócio, tendo a JR Diesel como referência.

Na JR Diesel você encontra as peças seminovas dos principais caminhões:

Ford
Mercedes
Scania
Wolkswagen
Volvo